Visualizações de página dos últimos 30 dias

A fórmula não é de Bháskara


Há algum tempo, venho informando ao meus alunos que a fórmula utilizada para encontrar as raízes de uma equação quadrática com formato ax2 + bx + c = 0 não é de Bháskara.





Bháskara nasceu em uma família tradicional de astrólogos indianos, seguiu a tradição profissional da família, mas com aptidões científicas, dedicando-se mais a parte matemática e astronômica.
Seu livro mais famoso é o Lilavati, um livro bem elementar e dedicado a problemas simples de Aritmética, Geometria Plana (medidas e trigonometria elementar ) e Combinatória. A palavra Lilavati é um nome próprio de mulher (a tradução é Graciosa), e a razão de ter dado esse título a seu livro é porque, provavelmente, teria desejado fazer um trocadilho comparando a elegância de uma mulher da nobreza com a elegância dos métodos da Aritmética. Numa tradução turca desse livro, 400 anos depois, foi inventada a história de que o livro seria uma homenagem à filha que não pode se casar. Justamente essa invenção é que tornou-o famoso entre as pessoas de pouco conhecimento de Matemática e de História da Matemática. Parece, também, que os professores estão muito dispostos a aceitarem estórias românticas em uma área tão abstrata e difícil como a Matemática; isso parece humanizá-la mais.
Bem, naquele tempo, as fórmulas não existiam, os cálculos eram feitos através de regras. Por exemplo, para realizar os cálculo da equação 2x+3=5, fazia da seguinte forma:
“Soma-se a ambos os membros -3 unida e determina-se a metade dos membros, assim, o resultado é a solução desta equação”. Se acham que matemática é difícil, imagine naquele tempo!!!
Voltando a Bhaskara é a formula da resolução da equação do 2º grau, quatro mil anos antes de Bháskara, os Babilônios já usavam questões envolvendo equações do 2º grau.
O mais curioso é que só aqui no Brasil que chamamos a formula da resolução de equações do 2º grau como fórmula de Bháskara. Nos outros países é chamada de FÓRMULA DA QUADRÁTICA ou FÓRMULA DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU.
Bháskara teve grandes contribuições, mas este mérito não é dele!
Referêcias para pesquisa:
http://www.somatematica.com.br/curiosidades/c65.html
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=bhaskara+%C3%A1rabe&meta=cr%3DcountryBR
http://paginas.terra.com.br/educacao/calculu/Historia/bhaskara.htm

Comentários

  1. Poxa,acheii super detalhista o q o senhor fez!!Esplicou direitinhoo não sou do 2* grau mais sou da 7* série é nós tbm estams fazendo um trabalho sobre o Bhaskara então tirei tds as minhas duvidas a partir do q vc escreveu!!O senhor está de Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não postar comentários ofensivos e que contenham palavrões. Comente sobre o assunto da postagem que você leu.

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Mais visualisadas