Pesquisa

Carregando...

Clique Mídia

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Quem inventou a matemática?

No decorrer dos anos, muitos dos alunos me perguntam quem inventou a matemática. Para não criar muitas expectativas, não existe uma pessoa que pode ser considerada como o autor ou criador de matemática!

A matemática é fruto da necessidade do homem em fazer cálculos, isso data do período Paleolítico, Idade da Pedra. Neste período, o homem tinha que lutar para sobreviver, sendo assim, era necessário recolher alimentos de forma quantitativa, diferenciar o tamanho de uma sardinha com de uma baleia, desenvolver instrumentos de caça e pesca que fossem mortais e fáceis de manusear. Mostra-se que a sobrevivência humana teve relação com o desenvolvimento dos primeiros conceitos matemáticos.
A ideia de números também é antiga, bem antes da escrita e do surgimento de civilizações, o homem utilizava as mãos para contar e quando não era possível, utilizavam outros meios como pedras, ossos ou riscos nas paredes.

No período Neolítico, o homem apresenta aptidões geométricos, como cozedura e pinturas da cerâmicas, o entrelaçado de juncos, a tecelagem de cestos e têxteis e a fabricação de metais levarão ao surgimento da ideia de plano de relações espaciais. As manifestações de congruência, simetria e semelhanças também são vivenciadas no homem neolítico.
Nos povos com estruturas sociais bem distantes da nossa surgem os primeiros estudos astronômicos, exemplos disso é a utilização do calendário lunar na agricultura e a utilização de constelações para guiar navegações, resultando o conhecimento de esferas, direções angulares, círculos e figuras mais complicadas.
Com o surgimento da civilização egípcia (entre 3200 a. C. e 32 a. C.), houve grandes avanços na matemática. Já que esta civilização cresceu em local desértico (no nordeste africano, as margens do rio Nilo), o rio Nilo era de extrema necessidade, pois sua água era utilizada para beber e fertilizar o solo na época de cheia. Naquele tempo, as pessoas pagavam impostos sobre as terras e as terras que eram inundadas no período da cheia do rio Nilo tinham seus impostos reduzidos, então os escribas eram enviados para recalcular os impostos devidos pelos proprietários destas terras, surgindo assim a ideia de área. Os egípcios contribuíram com grandes avanços na ciência, sendo a matemática que utilizavam para construírem pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos astronômicos.


Entre outras civilizações que contribuíram para o avanço da matemática temos os hindus que foi uma civilização que viveu nas margens do rio Indo, onde hoje o Paquistão, e deu uma grande contribuição ao desenvolver um sistema de numeração posicional decimal, o sistema de numeração indo-arábico, que utiliza os mesmo símbolos que assume valores diferentes dependendo da posição que está localizado no número, este é o sistema utilizado atualmente no Ocidente. Os árabes eram povos mercadores e viajavam para várias regiões e cada lugar utilizavam sistemas de numerações diferente. Por acharem que o sistema de numeração dos hindus ser um sistema mais fácil de entender, de escrever e, principalmente, de calcular, levaram para várias regiões ensinando aos outros povos que aceitaram, assim, o sistema de numeração ficou conhecido como sistema de numeração Indo-arábico.
Neste artigo, vimos que a matemática surgiu conforme a necessidade das pessoas.  Exitiram outros povos que deram grandes contribuições a matemática e Existiram e existem pessoas ou grupos que dedicam muito tempo e esforço para o avanço da matemática.

Referências Bibliográficas

Barasuol, F. F. A matemática da pré-história ao antigo Egito. Unirevista. Vol 1. Nº 2. ISSN 1809-4651. Abril, 2006
A história da Matemática. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/hm/page03.htm. Acesso em: 25/01/2010

Machado, N. J. Matemática e Realidade. Editora: Cortez, 1997

33 comentários:

  1. quem inventou a matemática ?eu nao gosto de matemática mas é a matéria mas famosa pelo que eu saiba!!! parabéns!!!!s2. pois é a matéria que eu ODEIO sem OFENÇAS.!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e verdade eu tambem odeio a matematica mais sou crack nela

      Excluir
    2. isso é um coisa idiota muito idiota

      Excluir
    3. mas sem ela não temos como indenter varias coisas em nossas vidas aprender nunca e´demais e sabedoria

      Excluir
  2. Se você dedicar uma atenção mais especial à matemática, tenho certeza que você irá se apaixonar.

    ResponderExcluir
  3. Ai gente eu nao gosto de matematica rsrsr
    mais assim eu axo uma materia interessante
    obg !

    ResponderExcluir
  4. amo o livro "O homem que calculava" não me dou mt bem em matematico mas acho muito interessante, sempre me deixa com curiosidades! acho que a maioria dos alunos não gostam, mas se quiser aprender de verdade, vai ver que é legal!
    kkk' gosto da materia, mas não me dou muito bem
    adoroi o blog!

    ResponderExcluir
  5. ♥eu amo matematica e gosto muito de estudar
    por causa diso so quero praticar.♥

    ResponderExcluir
  6. Amei amei amei esse texto me judou muito no trabalho de matematica e geometria.
    Adorei o BLOG!

    ResponderExcluir
  7. Amei amei amei ; adorei o conteudo do txto me ajudou muito no trabalho de matematica e geometria


    Adorei o Blog !

    ResponderExcluir
  8. é entendendo a matemática q vc entende o q é o amor.....

    ResponderExcluir
  9. Nhah ,Eu sempre achei matemática uma pura perca de tempo... Depois de um tempo vi um vídeo com meu professor de D.Geometrico ''Donald no pais da matemática'' e vi que cada pedacinho de nosso planeta e composto por matematica, mesmo nao gostando acho extremamente importante (: Gostei do blog tshiiu ' !

    ResponderExcluir
  10. agora eu sei quem foi o gordo que inventou a matematica esse cara me odeia o materia idiota!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedro, a Matemática não foi inventada, ela foi sendo descoberta aos poucos, conforme a necessidade e a curiosidade das pessoas.

      Excluir
  11. gostei muito deste assunto sobre matemática

    ResponderExcluir
  12. adoro matematica..
    So qi as vezes nao entendo nadaa
    putzz e uma das materias mais dificies

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jooh, vejo muito alunos com dificuldades em estudar Matemática, porém, devemos dá bastante atenção à suas regras e seus conceitos. Acredito que assim, ela passará a ser menos complicada.

      Um abraço

      Excluir
  13. pode avisar a todo mundo vou matar quem inventor a matemática a si vou

    ResponderExcluir
  14. Ah eu gosto da matematica,ela é que não gosta de mim,ela é a causadora de muita dor de cabeça minha durante o ano escolar,mas sempre do meus pulos,e não preciso ta indo na escola no final do ano,pra ter que ganhar pontos pra passar em matematica !!!!!!!!!!!!!Espero que esse ano seja assim também !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. professor, estou tentado escrever uma peça que fale da matemática, mas sinto grande dificuldade. Você tem material disponível que possa conceder?

    Trabalho com alunos do 3º ao 5º ano.

    Desde já, agradeço,

    Lino Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lino Costa, infelizmente não tenho material, mas sugiro a leitura do livro o homem que calculava, pois lá apresenta várias situações de aplicações matemáticas que podem ser adaptadas a outros contextos

      Excluir
  16. eu sou rim de matemàtica até fique de rere mas vou passar estudando para passar te odeio matemàtica

    ResponderExcluir
  17. eu só perguntei quem inventou a matemática

    ResponderExcluir
  18. nada a ver eu gosto muito de matematica

    ResponderExcluir
  19. Quem criou a " MATEMÁTICA " foi um desempregado !! ;/
    Odeio MATEMATICA e tudo que envolve calculos e formulas !

    ResponderExcluir
  20. mamatematica,, materia muito legal.

    ResponderExcluir
  21. obr! agora tenho mais espectativas para me tornar um fisico teorico :D!
    muito massa esse blog

    ResponderExcluir

Não postar comentários ofensivos e que contenham palavrões. Comente sobre o assunto da postagem que você leu.