Visualizações de página dos últimos 30 dias

Erros de cálculos quase quebraram o sistema financeiro mundial!


No livro The quants: How a new breed of math whizzes conquered Wall Street and nearly destroyed it (Crown Business), que em português significa Os quants: Como uma nova raça de gênios da matemática conquistou Wall Street e quase a destruiu, do jornalista do Wall Street Journal Scott Patterson, lançado no mês passado nos Estados Unidos, fala que por utilizar modelos matemáticos falhos, o sistema financeiro mundial quase quebrou e provocaram a crise mundial financeira.

Nos últimos anos, gênios da matemática (os quants) tomaram conta de Wall Street (bolsa de valores dos Estados Unidos). Eles utilizam a estatística para construírem modelos matemáticos complexos que pudessem render uma maior lucratividade, uma análise quantitativa (por isso que são chamados de quants).

O segundo homem mais rico do mundo, Warren Buffett (o homem que ganhou muito dinheiro trocando Dólar americano por Real brasileiro), faz análises fundamentalista, verifica itens como taxa de crescimento, vendas e lucratividade.

Isso mostra que a matemática deve ser utilizada com uma boa dosagem de bom senso, pois ela é perfeita no mundo ideal, que não existe falhas. Como o mundo em que vivemos não é o ideal, não podemos adotar a matemática como sendo a solução de tudo. Assim, esses modelos complexos que os quants criaram não estavam preparados para emoções e falhas que todos os seres humanos estão expostos. Deste modo, os quants sentiram na pela esta lição. Acho que não ensinaram isso na faculdade!

Para saber mais sobre este assunto veja a matéria do Estadão, Gênios matemáticos erram as contas em Wall Street.

Deixe seus comentários sobre este assunto.

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Mais visualisadas