Visualizações de página dos últimos 30 dias

Aplicação da matemática para tomar uma decisão

Já deve ter se deparado, num supermercado, onde, por exemplo, você quer comprar um chocolate em pó e verifica-se o mesmo produto vendido em embalagens de $400\text{g}$ e $1{,}3\text{kg}$ com os seguintes preços:


Que critério você utilizaria para fazer uma das seguintes escolhas para comprar o achocolatado: Leva três latas de $400\text{g}$ ou um pacote de $1{,}3\text{kg}$?

Este problema é aberto e não tem uma única resposta certa, já que cada um iria aplicar o seu critério, mas, vamos mostrar duas formas de aplicar a matemática para decidir entre uma embalagem de $1{,}3\text{kg}$ ou três embalagens de $400\text{g}$.

SITUAÇÃO 1: vamos considerar que há uma necessidade de economizar o máximo possível, então, três embalagens de $400\text{g}$ é equivalente a $1200\text{g}=1{,}2\text{kg}$ onde você irá pagar $$\text{R}\$(3\cdot 4{,}50)=\text{R}\$13{,}50$$ que é menor do que $\text{R}\$14{,}30$ que é o preço do achocolatado da embalagem de $1{,}3\text{kg}$. Nesta situação, a melhor escolha é comprar três latas de $400\text{g}$ de achocolatado. Desta forma, você deixaria de levar $100\text{g}$ de achocolatado, mas isso não é problemas, porque estará economizando $\text{R}\$0,80$ é isso é o mais importante, observando o critério adotado!

SITUAÇÃO 2: vamos considerar que você queira levar o mais vantajoso, ou seja, se pudéssemos  colocar as duas ofertas em embalagens de mesma quantidade e com valor de venda proporcional ao preço de cada oferta, o mais vantajoso seria a mais barata. Assim, devemos colocar as quantidades de cada embalagem numa mesma unidade de medida, por exemplo $400\text{g}=0{,}4\text{kg}$. Em seguida, vamos dividir o preço pela quantidade, em $\text{kg}$, e encontrar o valor de $1\text{kg}$ do achocolatado em cada oferta. Assim, vamos tomar como oferta 1 o preço do achocolatado na embalagem de $1{,}3\text{kg}$, e oferta 2 o preço do achocolatado na embalagem de $400\text{g}=0{,}4\text{kg}$

$$\begin{array}{dclcl}
\text{oferta 1} & = & \dfrac{\text{R\$}14{,}30}{1{,}3\text{kg}} & = & \text{R\$}11{,}00/\text{kg} \\
\text{oferta 2} & = & \dfrac{\text{R\$}4{,}50}{0{,}4\text{kg}} & = & \text{R\$}11{,}25/\text{kg}
\end{array}$$

Desta forma, verificamos que o achocolatado da oferta 1, na embalagem de $1{,}3\text{kg}$, é mais vantajoso que o achocolatado da oferta 2, na embalagem de $400\text{g}$.

Veja que estes cálculos, embora simples, são trabalhosos para fazer mentalmente, desta forma, sugiro que leve uma calculadora (pode ser a do celular) sempre que for ao mercado. Que critério você iria adotar para escolher entre as duas ofertas? Deixe seus comentários.

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Mais visualisadas