Visualizações de página dos últimos 30 dias

Utilizando razão para escolher produtos

No supermercado, costumo aplicar razão para comparar produtos que têm quantidade distintas para decidir qual levar. Como considero a aplicação algo simples, acho que por isso nunca me passou pela cabeça em fazer uma postagem abordando o assunto.

Vou apresentar uma situação que servirá de exemplo de como é simples utilizar a matemática para tomar boas decisões no seu cotidiano. A situação será uma comparação de um mesmo produto que é vendido em embalagens com quantidades diferentes. 

No mercado, o achocolatado de uma mesma marca é vendido em embalagem de 1,2 kg e embalagem de 2 kg com preço R\$ 16,80 e R\$ 25,00, respectivamente.

Digamos que estamos na dúvida se levamos 2 pacotes de 1,2 kg ou 1 pacote de 2 kg. Neste caso, precisamos definir algum critério para esta escolha. 

Caso compremos 2 pacotes de 1,2 kg significa que estaríamos dispostos a pagar mais R\$ 8,60 para levar 400 g a mais, em relação ao pacote de 2 kg. Será que vale a pena?

Ambos os pacotes têm o mesmo produto, o que muda é a quantidade. Desta maneira, um critério que podemos adotar é escolher o pacote que ofereça o menor valor por quilograma.

Pelo critério que adotado, a embalagem de 2 kg apresenta mais vantagem do que a embalagem de 1,2 kg por ter o menor valor por quilograma.

Assim, a aplicação de razão nos ajudou a decidir se valeria apena pagar um valor maior para levar uma quantidade maior do achocolatado.

Você utilizaria outro critério? Comenta aí.

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Mais visualisadas